O que fazer quando seu custo por lead está barato, mas você ainda não está fazendo vendas?
😡💰😫

Se você tem arrancado os cabelos si fazendo essa pergunta, você não é o único. Obter leads de ótimo valor no Facebook mas não fechar nenhuma venda é um problema com o qual muitas pessoas estão lutando.

A grande maioria dos anunciantes no Facebook se preocupa muito com o custo por lead. Buscam desesperadamente as leads mais baratas do mercado.

Todo empreendedor digital ADORA falar o quão barato estão suas leads…

[eu mesmo já me gabei muito de leads abaixo de R$ 1😁]

Mas o que a maturidade empreendedora vem me trazendo ultimamente, é que o custo da lead é somente UMA peça do quebra-cabeça. Não é a peça mais importante desse Jogo. Quando nos fixamos somente nessa peça específica, algo muito perigoso acontece:

Ficamos obcecados por preços baixos! 😳

…”Preciso do máximo de leads pelo mínimo orçamento”

…”Lead acima de R$ 2? Rápido, desliga a campanha!”

…”Fulano está conseguindo leads mais baratas do que eu,
preciso fazer alguma coisa”

E adivinha o que acontece com o seu funil de vendas quando você só se preocupa em conseguir as leads baratíssimas da subway?

Eu não estou dizendo que você não pode ter leads baratas. Você pode!

O problema é focar APENAS em ter leads baratas, mesmo que isso não gere vendas!

O que é um bom custo por lead?

Antes de resolver esse problema, você precisa entender a diferença entre CPL e VPL.

  • CPL = Custo por lead
    (quanto custou adquirir uma lead)
  • VPL = Valor por lead (quanto vale uma boa lead para você)

O CPL mais barato nem sempre garante vendas!

…espera, isso merece um tweet! 👌

O CPL mais barato nem sempre garante vendas!

Só porque você está economizando dinheiro ao trazer leads a um custo baixo não significa que todos os leads (nem mesmo a maioria dos leads), serão de alta qualidade.

Você pode ter todos os leads de R$ 1 do mundo, mas se ninguém estiver comprando, sua campanha é um fracasso!

(Isso é especialmente verdade se você estiver vendendo um produto de R$ 1K ou mais)

Mas, respondendo sua pergunta:

Um bom CPL pode variar de R$ 0,10 a R$ 100 ou mais (depende da faixa de preço do seu produto)

Por Exemplo, se seu produto custa R$ 29,90 um bom CPL poderia ser até R$ 3.

Se seu produto custa R$ 2.000 um bom CPL poderia ser até R$ 100.

Eu disse PODERIA porque o valor do seu CPL depende do valor do seu VPL.

Seu VPL é um valor pessoal. Quanto VALE uma lead pagante pra você? Quanto você está disposto a pagar por uma lead que vai comprar seu produto (ou mesmo se não comprar, vai participar do seu processo de vendas, abrir seus e-mails, se envolver com você)?

Por exemplo, compare essas duas campanhas:

clique na imagem para ampliar

Na primeira campanha nós pagamos R$ 30,59 por lead. Essas leads geraram 4 vendas de R$ 497 cada.

Resultado = CPL muito caro! Desligamos essa campanha.

Já na segunda campanha nós também pagamos mais de R$ 30 por lead. Essas leads geraram 82 vendas de R$ 497 cada.

Resultado = CPL barato! Deixamos a campanha ativa (mesmo pagando mais de R$ 30 por lead)

Como resolve isso?

Agora vamos resolver o problema. Você está obtendo um ótimo CPL mas ainda não está realizando nenhuma venda. Qual é o problema? E o mais importante, como você conserta isso?

Quando isso acontece, o problema geralmente está em uma das duas áreas (ou nas duas):

  • Há algo errado com seu público.

  • Ou há algo errado com seu funil. 

Primeiro Passo:

Corrija seu público

Se você tem um CPL baixo, mas nenhuma venda, há uma grande chance de:

  • estar atraindo os tipos errados de pessoas
  • ou leads de qualidade baixa
  • ou os dois! 😳

Talvez você esteja atraindo somente o público “gratuiteiro”, aquele que adora conteúdo gratuito.

Essa lead é “baratíssima da subway!” Ela sempre baixa seus e-books, se cadastra nas suas recompensas digitais e masterclass… mas nunca compra nada! – o que significa que você nunca terá lucro com essa lead. 😱

Como eliminar o público gratuiteiro da sua lista?

Simples.
Modifique sua segmentação. Segmente pessoas que tenham:
– educação universitária
– CEPs de boas regiões da cidade
– Se o seu orçamento for limitado trabalhe somente com a região sudeste do país.
– selecione interesses mais ricos (iPhone, Apple, Honda, golfe, barcos, marcas de jóias, relógios, bolsas, roupas…)
– segmente pessoas que fizeram uma viagem nos últimos 3 ou 6 meses (se for viagem internacional, melhor).

Refine sua segmentação para garantir que as leads que você está comprando sejam leads de alta qualidade!

Segundo Passo:

Corrija seu Funil

Seu processo de vendas faz sentido para seu público?

Quando há um problema com seu funil, geralmente NÃO É porque você não tem o “novo modelo de vendas da estação”.

Geralmente o maior problema em um funil de vendas é que as etapas pelas quais você está tentando conduzir as pessoas NÃO SÃO as etapas pelas quais elas gostariam de ser conduzidas! 😳

Processos de vendas como:
– lançamentos
– webinários
– artigos
– página de vendas direta – venda por whatsapp
– etc… são ótimos!

Mas por qual desses processos seu cliente PREFERE passar?

Por exemplo: Se você vende um curso de artesanato para donas de casa acima de 40 anos… essas mulheres gostam de participar de uma comunidade com outras donas de casa para aprender, exibir suas peças de artesanato, expor seus problemas pessoais, receber elogios… Elas querem conversar!

Sendo assim, um processo de vendas dentro de um grupo de facebook, whatsapp ou telegram seria perfeito para elas.

Por outro lado, se você vende um curso para corretores de imóveis, por exemplo, eles já não gostam muito de interação. Não expõem seus problemas e dificuldades em vender imóveis. Eles preferem sentar, ouvir e aprender.

Um processo de vendas por webinário seria perfeito para eles.

Você não deve fazer um lançamento, ou um webinário de vendas, ou uma maratona, ou qualquer tipo de funil novo que surgiu, só porque está todo mundo fazendo!

Desenvolva o processo de vendas que SEU PÚBLICO gostaria de passar.

Resumindo:

Então, o que você faz quando tem um CPL baixo, mas não está fazendo vendas?

1- Verifique o seu público
você está comprando leads de baixa qualidade (“público gratuiteiro”)?

2- Verifique o seu funil de vendas
você está oferecendo a experiência de vendas que seu cliente gostaria de passar?

Quer conhecer um processo de vendas que funciona e atrae as pessoas certas no Facebook?

Leia essa série de 5 artigos que explica porque os anúncios de Facebook pararam de funcionar como antes: https://bit.ly/alerta-fbads

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